Trabalhadores da Hyundai aprovam greve em meio a disputa sobre robôs humanoides e salários
Sindicato sul-coreano reage a plano de automação e pressiona montadora por ganhos e participação nas decisões sobre IA na produção

Trabalhadores da Hyundai Motor, na Coreia do Sul, aprovaram em votação sindical realizada nesta quarta-feira (24) a realização de uma greve. A decisão foi tomada após um impasse com a montadora envolvendo a implementação de robôs humanoides nas linhas de produção e negociações salariais ainda sem acordo.
De acordo com informações reunidas a partir de agências internacionais, cerca de 87% dos aproximadamente 40 mil membros do sindicato votaram a favor da paralisação. A mobilização acontece em meio a preocupações com o avanço da automação e da inteligência artificial no ambiente industrial.
A medida afeta a maior fabricante de automóveis da Coreia do Sul e ocorre depois de a empresa anunciar planos de empregar robôs humanoides em fábricas nos Estados Unidos, o que aumentou os receios sobre possíveis impactos em empregos e condições de trabalho.
Conflito trabalhista se intensifica com avanço da automação

O sindicato dos metalúrgicos da Hyundai apresentou um conjunto de reivindicações que inclui reajuste salarial mensal, pagamento de bônus correspondente a 30% do lucro líquido da empresa e aumento da idade de aposentadoria de 60 para 65 anos. A organização também solicita maior envolvimento nas decisões relacionadas à adoção de sistemas de automação e inteligência artificial.
Em falas atribuídas a representantes sindicais e relatos de trabalhadores, a principal preocupação está ligada à manutenção dos empregos diante da expansão de tecnologias capazes de realizar funções antes executadas por humanos. Um membro ouvido pelo Financial Times afirmou que “notícias e vídeos mostrando robôs cada vez mais hábeis deixam os trabalhadores apreensivos com o futuro”.

O plano da Hyundai prevê o uso do robô humanoide Atlas, desenvolvido pela Boston Dynamics — subsidiária da própria montadora — em unidades industriais localizadas nos Estados Unidos. A empresa também informou a intenção de expandir a aplicação desses robôs em fábricas de veículos elétricos no estado da Geórgia até 2028.
Além da Hyundai, outras fabricantes também estão avançando no processo de automação. A BMW confirmou a introdução de robôs humanoides em linhas de produção na Europa, após testes iniciais realizados em uma fábrica em Leipzig, na Alemanha.
A montadora sul-coreana também enfrenta pressão financeira, com redução recente da lucratividade atribuída a tarifas comerciais, custos da cadeia de suprimentos e desaceleração da demanda por veículos elétricos. Executivos da empresa afirmam que os robôs serão usados em atividades repetitivas e de maior risco, enquanto o sindicato alerta para possíveis efeitos negativos sobre os empregos.
Fonte: Olhar Digital
Previous Post