Fique por dentro de um resumo sobre as informações dos Bitcoin
Informações divulgadas comentam que o bitcoin voltou a disparar em novembro de 2024, alavancando e engatando um novo ciclo de alta e firmando uma sequencia de recordes de preço ate superar os US$ 100 mil. Como em momentos anteriores de grandes disparadas da criptomoeda, certos investidores que optaram por não fazer o investimento ativo começam a se questionar, por meio dos grandes lucros e comemorações, se deveriam ter entrado nesse mercado.
Diferentemente dos anos anteriores, a propria adoçao da criptomoeda no mercado institucional cresceu. A BlackRock, maior gestora de ativos do mundo. Em poucos anos, a gestora e seu CEO foram de criticos do bitcoin a defensores do potencial do ativo em portifolios de investimento, quando alocado em uma proporção correta.
Enquanto todo esse ocorrido, figuras como o futuro CEO da gestora trilionaria Schwah compartilham o arrependimento por não ter investido na criptomoeda ou por tê-la vendida antes dos novos recordes, perdendo oportunidades interessantes de lucro.
O que é o bitcoin?

O bitcoin é a primeira criptomoeda do mercado financeiro. Ele foi criado e lançado em 2009 por Satoshi Nakamoto, uma figura misteriosa que desapareceu há mais de 10 anos. O objetivo de Satoshi era criar um ativo digital que fosse independente do mercado tradicional e de bancos centrais, servindo como uma proteção em momentos de crise generalizada, como a de 2008.
Uma das principais caracteristicas do ativo é o ligamento com a tecnologia blockchain, uma especie de banco de dados descentralizada e que armazena informações em sequências de blocos. Desde então, a tecnologia deu origem a mais de 15 mil criptomoedas e novas funcionalidades, mas o bitcoin segue sendo o maior.
Ao criar o bitcoin, Nakamoto definiu que existiriam apenas 21 milhões de unidades do ativo. Elas são liberadas para o mercado por meio de um processo conhecido como mineração, sendo que a quantidade liberada diminui pela metade a cada quatro anos, no chamado halving. O ultimo halving foi em 2024.
Fonte: Google, Google imagens