Qual reação da Big techs em relação a desinformação?

A partir do momento em que sugiram denuncias de que o Facebook fora usado, em 2016, em operações de manipulação de eleitores durante a campanha presidencial dos Estados Unidos e o referendo do Brexit no Reino Unido, a população começou a ficar mais atenta e a cobrar medidas das quatro maiores empresas de tecnologia do mundo. Afinal, o que estão fazendo para debater a desinformação

O Facebook diz que fez uma redobragem em seus esforços e alocou 35 mil colaboradores para cuidar da segurança das plataformas, além de parcerias com meios de comunicação especializados para a apuração de informações e investimento em IA.

O Facebook e Twitter baniram uma matéria do New York Post que fazia afirmações sobre possíveis negociações do filho do candidato a presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, e que, além disso, continha informações pessoais do candidato, como seu e-mail

Em primeiro momento, a rede social do passarinho proibiu seus usuários de publicarem links para a reportagem, enquanto o Facebook reduziu a frequência com que a matéria aparece nos feeds de noticias e em outros lugares na plataforma. Após dois dias, o Twitter deu um passo atrás em questão da decisão, autorizando a distribuição da matéria, mas com alerta de origem suspeita.

O Facebook afirmou ter rejeitado 2,2 milhões de anúncios, e 120 mil posts foram removidos por apresentar alertas de informações falsas. E as medidas também chegaram ao Youtube que alegou estar banindo da plataforma conteúdo que aborde teorias de conspiração como QAnon ou Pizzagate. A empresa disse que fortalecerá ações contra qualquer mensagem de ódio e assedio imediatamente.

Parece que, por algum momento a cobrança por transparência e as recentes leis de regulamentação estão surtindo efeito. Pela primeira vez, estamos vendo ações concretas das grandes plataformas para combater a desinformação e os discursos de ódio nas redes sociais.

Fonte: Google

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