Instagram restringe contas de adolescentes criando uma nova função

A rede social aplica uma nova função para adolescentes com perfis privados, haverá limites para mensagens diretas e notificações noturnas. Os pais poderão manter o controle sobre o acesso e a proteção dos filhos na rede social.

O Instagram implementou uma nova função, sendo essa a “Conta de Adolescente”, essa opção tem como funcionalidade de restringir os perfis de adolescentes entre 13 e 17 anos e permite aos pais um controle com maior estabilidade e conforto sobre as configurações de acesso e proteção da rede social dos seus filhos.

A partir do momento de divulgação dessa publicação menores de 18 anos que fizerem cadastro na rede social terão automaticamente a sua conta configurada como privada. Esta informação significa que novos seguidores só serão aceitos mediante a aprovação, e o conteúdo do perfil do adolescente não poderá ser visto ou compartilhado por pessoas que não sejam seguidores.

Os adolescentes de outra maneira só poderão receber mensagens de pessoas as quais eles seguem ou quem já tem uma certa conexão. Os mesmos só poderão ser mencionados ou marcados em algo apenas por pessoas que eles seguem.

De tal forma, há uma restrição para menores de 16 anos. Para estes jovens a conta configurada como privada será válida para todos os usuários, inclusive aqueles já cadastrados no app. Estes também precisarão da autorização dos pais para alteras as configurações de suas contas e deixá-las com menos proteção.

A Meta explica que os pais ou responsáveis de adolescentes mais velhos nas faixa etária dos 16 e 17 anos também podem ativar a supervisão caso queiram ter maior controle sobre o acesso dos filhos.

Com esta função de supervisão ativada, os pais poderão aprovar e negar as solicitações dos adolescentes para alterar as configurações, ou permitir que eles mesmos as gerenciem.

Restrições de conteúdo

Segundo o Instagram, os menores de 18 anos também são automaticamente colocados na configuração mais restrita de controle de conteúdo sensível – a plataforma cita como exemplos conteúdos que envolvam brigas ou promoções de procedimentos cosméticos em áreas como o Explorar e nos Reels do app.

A versão mais restrita do recurso anti-bullying, palavras ocultas, também será ativada por padrão para filtrar ofensas em comentários e solicitações de mensagens.

O que muda com o “Conta de Adolescente”?

  • Contas privadas: o adolescente pode aceitar novos seguidores normalmente, mas pessoas que não o seguem ficarão impossibilitadas de interagir com ele. Isso será automático para novos usuários menores de 18 anos, e para todos os usuários (inclusive já cadastrados no app) menores de 16 anos.
  • Restrições de mensagens: somente as pessoas que seguem o adolescente ou que já estavam conectadas com ele podem enviar mensagens diretas (DM).
  • Notificação sobre tempo de uso: diariamente, os adolescentes receberão uma notificação pedindo para saírem do Instagram após 60 minutos de uso.
  • Modo noturno: entre 22h e 7h, esse recurso será ativado, silenciando as notificações. Quem tentar contatá-los durante esse período será notificado de que o adolescente não poderá visualizar a mensagem naquele momento.
  • Limitação de conteúdo sensível: a “Conta de Adolescente” limita automaticamente a exibição de conteúdos sensíveis, como vídeos de brigas e procedimentos estéticos.
  • Marcação e menções: adolescentes só podem ser marcados ou mencionados em publicações por pessoas que os seguem.
  • Supervisão dos pais: menores de 16 anos precisarão de autorização dos pais para alterar as configurações de suas contas e deixá-las com menos proteção. Os pais de adolescentes de 16 e 17 anos também podem ativar essa supervisão, caso prefiram ter esse controle.

Fontes: Google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *