Informações apontam que Computadores Quânticos estão entre dez a cinco anos de distância
O CEO do Google, Sundar Pichai, comentou que os computadores quânticos estão no período de dez a cinco anos de distância. Informações repassadas trazem a novidade de que na conferência World Governments Summit em Dubai, nos Emirados Árabes, na quarta-feira (12/02), ele também comparou essa tecnologia onde a Inteligência artificial estava alguns anos atrás.
“O momento do quântico me recorda onde a IA se encontrava em 2010, quando trabalhávamos no Google Brain e o progresso inicial”, comentou.
Pichai citou em certa ocasião um avanço recente do Google com o chip quântico Willow. Conforme anunciação da empresa, o dispositivo permitiu que pesquisadores resolvessem em cinco minutos um problema que computadores atuais levariam “mais tempo do que nosso universo existe”.

Assim como outras grandes empresas, como Microsoft e IBM, o Google tem buscado a computação quântica pela sua maior velocidade. Até certo momento, informa a Bloomberg, a tecnologia é mais utilizada em pesquisas e há debates sobre quando ela se consolidará. Empresas, bem como os governos dos Estados Unidos e da China estão gastando na casa dos bilhões para conseguir entregar a promissora tecnologia.
Os chips quânticos são compostos por “qubits“, espécies de bloco de construção desses computadores, que são rápidos mas propensos a erros. Isso porque podem ser empurrados por até mesmo partículas subatômicas. Esses erros podem se somar e fazer com que o chip não seja melhor do que o de um computador convencional.

Fontes: Google, Google imagens