Essas são algumas das principais tendências para tecnologia do ano de 2025
De acordo com dados apontados por especialistas ouvidos pela CNN devemos nos atentar para o começo do ano de 2025.
Conforme o avanço tecnológico, de uma forma mais ágil e com uma extrema eficiência e velocidade a cada novo ano, vem trazendo diversas mudanças, benefícios e obstáculos para todos conectados na web. Venha conferir algumas das principais tendências tecnológicas para o ano de 2025, segundo alguns especialistas que foram ouvidos pela CNN.
A tão inovadora Inteligência Artificial tem se tornado uma forte presença no nosso dia a dia, cada vez mais alojada em nossos smartphones, a tendência é que modelos de IA em miniatura passem a vir já inseridos nos aparelhos moveis — assim como a Apple Intelligence, lançada para a linha de aparelhos da Apple sendo a linha do Iphone 16 neste ano de 2025 —, para que possamos carregar essa novas funcionalidades com facilidade em nossos bolsos.
Alem disso, algumas outras novidades tem ganhado uma certa força no mundo da tecnologia.Tem se familiarizado para que os equipamentos possam dar conta de certas atividades com um nível maior de complexidade.
Videos de alta realidade feios por IA
Segundo alguns especialistas, no ano de 2025 devemos nos atentar aos avanços de suma significação na produção de vídeos de alta realidade feitos pelas Inteligências artificiais.
Vamos adentrar em uma era de vídeos de alta realidade sobe um custo muito abaixo,com tudo o que vimos em ocasiões passadas como imagens, agora chega em forma de vídeos, iremos ter uma aceleração. Como disse Arthur Igreja”Se outrora era texto,vieram em uma ocasião em forma de imagem,agora vem em forma de vídeos.”
Agentes de Inteligência Artificial (IA)
Outra tendência que ganha uma força no cenário tecnológico é o lançamento de agentes de IA, ou seja, software que possuem uma certa habilidade com um nível de complexidade que possam responder apenas comandos do usuário, podendo tomar certas decisões mais similares a decisões de seres humanos.
O professor da Universidade Federal de São Paulo(Unifesp) e sócio do Instituto Locomotiva, Álvaro Machado,deu uma explicação dizendo “Isso muda a nossa relação com a Inteligência Artificial, porque de tal maneira na medida em que você pode passar certa tarefa para ela, e não simplesmente receber outra informação através dela, você esta de certa maneira reduzindo o peso do ardo trabalho sobre o ser humano”
“Trocando minunciosamente, os agentes da Inteligência artificial são de tal forma o caminho para a indiscutível troca e/ou substituição do trabalho humano por algoritmos, que tende a acontecer nos anos sucessores com uma certa velocidade crescente, de tal forma a partir de 2026”, acrescentou Machado
Para o Professor Arthur Igreja ,este será “o tema de grande importância de 2025″ na IA” “Com isso,a IA não faz somente uma função especifica, mas começa a ser algo de multi-funções. Enquanto, de outro lado, as pessoas começam a não conseguir mais analisar se estão interagindo com humanos ou as maquinas revolucionarias, as IAs, explicou Igreja.
Computação Quântica
A computação quântica estuda de certa forma como a mecânica quântica pode ser utilizada —tanto no hardware de computadores, como nos conhecidos algoritmos—para resolver problemas de suma complexidade que computadores mais simples, ou computadores com uma potencia avassaladora, não conseguem resolver com extrema velocidade em tempo.
Segundo Machado, os avanços nesta área são de extrema importância para que o hardware do processamento da informação siga de certa forma dando conta de realizar as tarefas cada com cada vez mais complexidade propostas com o avanço tecnológico.
Rede móvel 6G
Com a famosa rede movél 5G já consolidada, devemos abrir nossos ouvidos a falar cada vez mais do desenvolvimento da rede movél 6G, segundo Arthur Igreja. “A sexta geração da tecnologia de comunicação sem fio para a redes de Internet móvel já esta sendo testada e deve ser 50x mais veloz que o 5G”
Desenvolvimento de armas
Álvaro Machado também destacou que devemos observar os avanços na tecnologia usada para desenvolver novos armamentos, impulsionados pela guerra na Ucrânia.
“Tivemos um ano de 2024 com diversos conflitos, então, naturalmente isso estimula a industria bélica a produzir armamentos para caso venham ocorrer futuros combates, que deve gerar diversas mudanças”, disse ele.
Regulamentação
Por fim, Arthur Igreja destaca que os avanços na tecnologia devem despertar certos debates ainda com uma maior intensidade sobre a regulamentação dessas ferramentas e plataformas, especialmente no que diz respeito a IA, que esta ocupando espaços cada vez mais avantajados e maiores, não apenas na produção de conteúdo, mas no avanço da medicina, da agropecuaria, da industria, entre outros tópicos ao redor do mundo.
Fonte:GOOGLE IMAGENS, CNN BRASIL