Tutorial – Redes Ópticas Passivas: Saiba Mais Sobre As Redes GEPON e GPON

Tutorial – Redes Ópticas Passivas: Saiba Mais Sobre As Redes GEPON e GPON

Neste vamos apresentar as principais diferenças entre as duas principais tecnologias para as redes ópticas passivas.

As Redes Ópticas Passivas mais utilizadas atualmente são as GEPON e GPON. Ambas não necessitam de eletricidade no meio de transmissão e são ideais para a oferta de triple play. A rede PON (Passive Optical Network ou Rede Óptica Passiva) é uma evolução da arquitetura de rede ponto multiponto. Ela tem como principal característica o fato de não existirem equipamentos ativos entre a central local e o equipamento do usuário final, não sendo necessária energia elétrica na rede de distribuição.

Confira os principais elementos que fazem parte das redes ópticas passivas:

REDES ÓPTICAS PASSIVAS: SISTEMA DE TRANSMISSÃO DE UMA REDE PON

1. Terminal de linha óptica (OLT – Optical Line Terminal)

É responsável pelo gerenciamento  do sistema e pelo provimento de uma interface ao restante da rede, podendo estar  localizado na central de serviços por meio de uma interface PON ou de forma descentralizada. O sinal óptico é transmitido pela OLT por meio da rede de distribuição óptica (ODN – Optical Distribution Network).

2. Unidade de rede óptica (ONU – Optical Network Unit) ou Terminal de linha óptica (ONT – Optical Network Terminal)

É responsável pelo recebimento do sinal óptico e conversão em sinal elétrico. É chamado de ONT quando se encontra na casa do assinante como um modem; já ONU é o termo designado quando ele se encontra no meio da rede, que é o caso de quando é feito um FTTB, FTTC, FTTN, entre outros.

3. Rede de distribuição óptica (ODN – Optical Distribution Network)

É a parte da rede óptica entre a OLT e a ONT, composta por fibra óptica e passivos ópticos. Esses componentes são divididos entre ativos e passivos ópticos, conforme descrito abaixo:

Ativos: OLT e ONT, por se tratarem de componentes ópticos e eletrônicos ativos;

Passivos: constitui todos os outros itens da rede, tais como divisores, conectores, adaptadores, caixas de emenda, pontos de terminação ópticos, etc. As tecnologias mais utilizadas atualmente em redes ponto/multiponto são o GEPON (Gigabit Ethernet Passive Optical Network) e o GPON (Gigabit Passive Optical Network).

Confira abaixo as principais diferenças entre as duas tecnologias:

 

Gostou? Curta, Compartilhe e Comente!!! Estará ajudando bastante!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *