Tutorial – Qual a importância do monitoramento de redes?

Tutorial – Qual a importância do monitoramento de redes?

Redes de computadores cresce cada vez mais, com um alto nível de integração entre dispositivos, tornando o acompanhamento do funcionamento e disponibilidade de todos os itens um ponto crucial para seu funcionamento de qualquer organização. Surgindo assim o conceito de monitoramento de redes, uma forma mais abrangente do gerenciamento de redes.

Quando pensamos em monitoramento tem como o principal intuito maximizar a eficiência e produtividade de uma ou mais redes. Para desenvolver um plano de monitoramento é necessário ativar funções que possibilitem o controle total da rede e seus serviços, fornecendo mecanismos de análise e controle dos dispositivos e recursos da rede.

Com a diversidade de dispositivos dentro de uma rede podemos encontrar diversos problemas, para ser gerenciado necessitam de uma estrutura bem definida. Muitas vezes pensamos que nossa estrutura está bem definida e livres de problemas, mas existem casos em que as ferramentas de monitoramento escolhida não atendem toda a gama de serviços e infraestrutura de TI, para suprir está carência é necessário outro mecanismo de monitoramento.

Quando se fala da atividade de monitoramento e gerenciamento de redes envolve vários fatores. Estes fatores geralmente estão relacionados a equipamentos, e principalmente com os usuários, são as necessidades deles que devem ser atendidas, mas de maneira controlada. O ideal é manter uma organização, onde seja centralizado um único ponto dos serviços, e os limites de atuação deste ponto devem prover tarefas como:

  • Planejamento de capacidade, desempenho, segurança;

  • Controle de acesso à rede;

  • Disponibilidade;

  • Documentação de configuração;

  • Suporte ao usuário;

  • Gerência de problemas;

  • Controle de inventário;

  • Escalabilidade.

Todas as redes devem estar disponíveis o tempo todo para auxiliar a empresa a atingir objetivos como rapidez e eficiência entre outros, não se importando quais os mecanismos foram usados para tal sucesso dos departamentos.

Por menor e mais simples que uma rede de computadores possa parecer, ela precisa ser monitorada, sempre pensando em garantir, aos seus usuários, a disponibilidade dos serviços e desempenho aceitável.

O investimento em um software eficiente monitoramento pode ser justificado pelos seguintes fatores:

 – As redes e recursos distribuídos estão se tornando vitais para o funcionamento das da maioria das organizações. E sem um controle efetivo, os recursos não proporcionam o retorno esperado;

– O crescimento acelerado em uma rede com componentes, usuários, interfaces e protocolos ameaçam o gerenciamento e o monitoramento referente ao que está conectado à rede e como os recursos estão sendo utilizados;

  • – Quando são adicionados novos recursos os usuários esperam uma melhora dos serviços oferecidos, ou no mínimo, a mesma qualidade;
  • – À medida que um recurso fica mais importante para a organização, maior fica a sua necessidade de disponibilidade. O sistema de gerenciamento e monitoramento deve garantir esta disponibilidade;
  • – A utilização dos recursos deve ser monitorada e controlada para garantir que as necessidades dos usuários sejam satisfeitas a um custo razoável.
Gostou? Curta, Compartilhe e Comente!!! Estará ajudando bastante!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *