Tutorial – O Que É Netinstall & Como Utilizar?

Tutorial – O Que É Netinstall & Como Utilizar?

Mais uma vez a VirtualRevolution vem compartilhar aprendizado com  vocês e neste topico iremos abordar sobre o Tutorial – O Que É Netinstall & Como Utilizar?! Confira a seguir!

O que é Netinstall?

O mesmo é um software que permite a reinstalação da firmware em sua RouterOS utilizando um PC através de uma rede Ethernet. Tambem pode ser utilizado em caso de perda da senha de acesso da RouterO.

  • O dispositivo tem de suportar a inicialização pelo ethernet, e deve haver uma ligação ethernet direta do computador (Netinstall) ao dispositivo de destino. Todos os RouterBOARDs suporte de rede PXE, deve ser ativada dentro RouterOS “RouterBoard” menu se RouterOS é operável, ou nas configurações do gerenciador de inicialização. Para isso, você vai precisar de um cabo serial.

Nota: Lembramos que para dispositivos RouterBOARD sem porta serial, e sem acesso RouterOS, o botão de reset também pode iniciar o modo de inicialização PXE. Consulte o seu manual em PDF RouterBOARD para mais detalhes.

Por exemplo:

  • RB750
  • RB450G
  • RB3011
  • RB1100
  • CCR

O Netinstall também pode instalar diretamente RouterOS em um disco (USB / CF / IDE) que é conectado à máquina Windows Netinstall. Após a instalação basta mover o disco para a máquina Router e iniciar a partir dele.

Iremos abordar o procedimento de utilização direto em uma RouterBord. Um passo a passo de como instalar o RouterOS em uma RouterBoard 450G de um computador.

O computador Notebook deve estar equipado com as seguintes portas e conter os seguintes arquivos:
  • Porta Ethernet.
  • O. Npk RouterOS arquivo (s) (não. Ficheiro zip) da versão RouterOS que você deseja instalar no RouterBoard.
  • O programa NetInstall disponíveis na página de downloads em clicando em Mikrotik Download

Demais Versões:

Passo 1: Abrindo e Configurando Netinstall

Na imagem acima podemos observar o netinstall aberto sem nenhuma alteração. Agora iremos fazer algumas alteração de acordo com a ordem.

No espaço “Routers/Drives” será o local que vai aparecer a RouterBoard depois de efetuar o procedimento de root nela logo mais pra frente.

Em “Netbooting” Marca a caixa “Boot Server Enabled” Em seguida devemos adicionar uma ranger de IP que sera a mesma da placa de rede do PC.

Estaremos utilizando a padrão 192.168.88.1 (Gateway). Feito isso clique em OK.

Na opção “From” logo ao lado clique em “Browser” para localizar o local do arquivo .npk que voce baixou de acordo com a versão que quer instalar em sua RouterBoard.

Passo 2: Configurando Placa De Rede PC

Agora iremos adicionar a mesma ranger de IP na placa de Rede Ethernet do PC protocolo TCP/IPv4 de acordo com a imagem abaixo.

Em seguida clique em OK.

Passo 3: Efetuando Procedimento Na RouterBord

Feito esses procedimentos iremos fazer o processo diretamente na RouterBoard, com a mesma desligada faça a conexão do cabo de internet na porta 1 da mesma em seguida presione o botão reset e faça a ligação do cabo de energia da mesma. E aguarde de 15 a 30 segundos para a mesma entrar em modo root.

Quando isso ocorrer e a RB aparecer no netinstall solte o botão reset e seguiga os proximos procedimentos.

Ficando de acordo a imagem abaixo:

Feito isso iremos marcar a RB450G e marcar a caixa ao lado do arquivo.npk em seguida clicar em “Install”. Assim vai ser feito o procedimento de instalação ou reinstalação de sua RB.

Agora podemos fechar o Netinstall e abrir o winbox para acesso a RB.

Se ajudamos, não esquece de comentar e compartilhar o conteúdo com seus amigos também, vai estar ajudando muito o nosso trabalho!

Gostou? Curta, Compartilhe e Comente!!! Estará ajudando bastante!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *